Satélites espaciais
Atualizado: 17 de jan. de 2021
O satélite Kepler
A missão espacial Kepler possuiu como objetivo científico a exploração da estrutura e diversidade de sistemas planetários (Kepler-overview). Pela análise de meio milhão de estrelas pelo satélite, foi possível estimar:
A porcentagem de planetas terrestres que estão na zona habitável das estrelas;
A distribuição de raios dos planetas descobertos;
A relação entre a quantidade de planetas que orbitam uma estrela e a massa dessa estrela;
As propriedades das estrelas que abrigam o planeta e a relação das propriedades destes.
O satélite Kepler foi o responsável pela detecção de mais de 4000 (quatro mil) possíveis planetas, sendo eles mais de 2600 confirmados e 2000 possíveis candidatos. O satélite observou continuamente 160.000 estrelas por 4 anos, retornando a curva de luz posteriormente analisada para a detecção de possíveis planetas.
Ilustração do satélite Kepler.
O Satélite Tess
O satélite TESS (Transiting Exoplanet Survey Satellite) também utiliza o método de trânsito para descoberta de planetas. Logo, esta missão tem como objetivo encontrar exoplanetas que periodicamente bloqueiam parte da luz de suas estrelas hospedeiras (about Tess).
Ilustração do satélite Tess.
Foi lançado em abril de 2018 com o objetivo de substituir o satélite Kepler e analisar mais de 200 mil estrelas brilhantes próximas ao Sol, na procura de planetas que as orbitam. Até o momento possui 47 planetas confirmados e 1913 candidatos (Tess)
Bibliografia
about Tess. (s.d.). Fonte: Nasa: https://www.nasa.gov/content/about-tess
Kepler-overview. (s.d.). Fonte: Nasa.gov: https://www.nasa.gov/mission_pages/kepler/overview/index.html
Ilustração Tess: revista galileu https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2019/01/sonda-tess-o-que-cacadora-de-planetas-descobriu-ate-agora.html
Comments